Jerónimo de Sousa visita obra
que valoriza a cultura

Ary dos Santos dá nome<br>a biblioteca em Loures

A nova biblioteca de Sacavém é uma obra que valoriza a cultura, subestimada em mandatos anteriores, realçou o Secretário-geral do PCP, anteontem, na visita inaugural àquele espaço municipal.

A biblioteca demonstra a capacidade realizadora da gestão CDU

Acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Loures (CML), Bernardino Soares, e pelo vice-presidente da autarquia e vereador da Cultura, Desporto e Juventude, Paulo Piteira, Jerónimo de Sousa percorreu uma obra que, considerou, conjuga tradição e modernidade pelas valências que contém, volta a dar à cultura um lugar central nas políticas e obras municipais, e faz jus à dinâmica popular e associativa no concelho.

Este é o caminho certo, disse o dirigente comunista, também ele residente no município de Loures e conhecedor profundo da acção e iniciativa das colectividades que, durante anos, criaram bibliotecas próprias e locais de encontro, criação e fruição cultural ocupando o vazio existente em resultado do não investimento público.

A nova biblioteca demonstra, ainda, a capacidade realizadora da gestão CDU e o empenho desta em encontrar meios para potenciar e desenvolver a cultura, acrescentou.

Situada em Sacavém, a Biblioteca Ary dos Santos presta homenagem a um dos nomes maiores da poesia em português e um dos poetas e escritor de canções mais acarinhado e reconhecido pelo povo e por aqueles que o cantaram ou cantam.

No espaço com uma área bruta de 1404m2 e três pisos de acesso público, existem salas de leitura para o público infantil, juvenil e adultos, estando preparado para receber cidadãos com mobilidade condicionada. A zona de periódicos localiza-se num átrio central ajardinado que comunica com o espaço verde exterior. As salas de leitura disponibilizam áreas de leitura recreativa, estudo, trabalho de grupo, assim como zonas para audição de música e visionamento de filmes, informa a CML.

Na Biblioteca Ary dos Santos existem igualmente a Sala polivalente Herberto Goulart, com 67 lugares sentados, amovíveis, e apetrechada com meios audiovisuais, destinada à realização de actividades de difusão cultural, informativa e educativa, e a Bebeteca Natália Miranda, para crianças até aos três anos.

Herberto Goulart e Natália Miranda têm na Biblioteca Ary dos Santos os respectivos fundos bibliográficos (no primeiro caso, o espólio foi doado pela família), aos quais acresce o fundo documental de carácter enciclopédico composto por 12 800 títulos.




Mais artigos de: PCP

<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>

  Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 60 linhas dactilografadas a 60 espaços (3600 caracteres, espaços incluídos). A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas...

Avanços notáveis<br>em Cascais

No concelho de Cascais, o ano de 2016 está a ser marcado por um impetuoso reforço da organização partidária. Entre as múltiplas vertentes em que ele é já notório, destaca-se o alargamento da difusão do Avante! muito para...

Contra a impunidade

O PCP emitiu um comunicado em que se reafirma «firmemente ao lado do sector do táxi», contra a cedência do Governo às multinacionais que pretendem apropriar-se do sector.

Frutos da luta que continua

O Sector dos Transportes da Organização Regional de Lisboa do PCP valoriza, num comunicado de dia 24, os avanços constantes na proposta de Orçamento do Estado respeitantes à contratação colectiva, que incidem fundamentalmente nos subsídios de refeição...

Distorções e apagamentos

As últimas semanas foram marcada pela polémica em torno dos salários dos administradores da Caixa Geral de Depósitos. Os media foram fazendo notícia dos valores que estes gestores públicos auferem, culminando no chumbo de uma proposta do PCP que introduzia como limite 90 por...